
-
Arquitetos: croixmariebourdon architectes associés
- Área: 2400 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Takuji Shimmura
-
Fabricantes: Andreu Barberá, Contract Solution, EEG, France 2000, JMC, Kingsplan, Mineral Floor, Simonin, Surface Deco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Charras é um enorme complexo urbano construído em 1969 em Courbevoie, perto de La Défense, Paris. Cercado por altos edifícios residenciais, o espaço abriga uma coleção de instalações públicas (piscina, pista de patinação e o mercado atual), um centro comercial, um hotel e estacionamentos. Este projeto integra um plano operacional que viabiliza a liberação de diversos terrenos para a revitalização e expansão do centro comercial, modernizando sua infraestrutura e funcionalidade.



A nova praça do mercado é a pedra angular de um programa operacional altamente técnico. Isso envolve a ampliação dos estacionamentos existentes, que foram padronizados, construindo um estacionamento subterrâneo para 600 vagas em 3 andares. O projeto do estacionamento e do novo espaço público deve superar desafios importantes, como propriedades compartilhadas, redes mal identificadas e um sistema de aquecimento urbano ativo, assegurando funcionalidade e clareza na execução. Além de seu propósito comercial, o novo mercado é um lugar atraente e vibrante aberto a todos. Ele é o componente unificador da nova promenade do espaço comum. Construído perpendicularmente à rua para melhor visibilidade, ele se estende em direção ao centro do local e melhora as conexões entre o complexo comercial e a prefeitura. O projeto reconciliou um programa denso e um local restrito em um espaço altamente compacto. Sua forma elíptica e telhado inclinado garantem que o volume se integre enquanto evita um desenho frontal rígido. O volume desce em direção aos edifícios mais próximos e se eleva para se destacar na rua e em frente ao centro comercial.



O tamanho limitado da edificação, o design compacto do estacionamento e a criação de um caminho norte-sul tornam o Mercado Charras altamente visível dentro de espaços públicos abertos e fluidos, ligados a importantes rotas urbanas. O novo mercado abriga comerciantes 3 dias por semana, mas também novos usos durante horários de funcionamento estendidos. Na fachada do edifício voltada para a rua, há uma brasserie de dois andares que se abre para o mercado. Na extremidade sul, um serviço de concierge, compartilhado com o centro comercial, oferece a retirada de pacotes e cestas preparadas. Dentro do mercado, os comerciantes desfrutam de um layout amigável para os negócios. Cada unidade possui bancadas metálicas versáteis, com uma estrutura adaptável, que ajuda a moldar a identidade comercial geral.



A nova praça ocupa seu lugar dentro do entorno urbano e histórico para oferecer uma interpretação moderna, sustentável e elegante apoiada por materiais de alta qualidade: madeira, azulejos envernizados, vidro e aço. A implementação detalhada atende a requisitos complexos, conferindo ao projeto uma identidade única e duradoura. O mesmo nível de atenção foi dedicado às estruturas externas, garantindo um diálogo harmonioso com as necessidades dos comerciantes locais, a adaptação dos espaços ao entorno residencial e comercial, a integração de áreas verdes, a gestão eficiente das águas pluviais e a conexão com os empreendimentos vizinhos, incluindo o redesenho do bulevar urbano.
